O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) iniciou, neste mês, uma etapa decisiva para a construção do seu novo Plano Estratégico Institucional (PEI) 2026–2030.
Por meio de um questionário digital aberto à população, a instituição convida cidadãos, servidores, membros e representantes de organizações públicas e da sociedade civil a contribuírem com sugestões e prioridades que irão orientar sua atuação nos próximos cinco anos. O formulário está disponível na página principal do site do MPMS e pode ser acessado até o dia 30 de setembro.
Para o Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, supervisor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), ouvir a população é essencial: “A participação social é fundamental para a definição de um planejamento estratégico legítimo, inclusive seguindo orientação do Conselho Nacional do Ministério Público. Queremos construir um MPMS mais conectado com as reais necessidades da sociedade, e isso só é possível ouvindo quem está na ponta.”
Na consulta pública, os participantes poderão escolher até três temas prioritários nas áreas de Criminal, Controle Externo da Atividade Policial, Execução Penal e Segurança Pública, Patrimônio Público e Social, Fundações, entre outros. Com essas contribuições, o MPMS busca alinhar suas ações às demandas reais da população sul-mato-grossense, tornando-se mais eficiente, transparente e comprometido com o bem comum.